Este espaço destina-se à divulgação de Noticias, Ideias e Pensamentos e ao debate de temas relacionados com o Ambiente, o Mar, a Politica, a Cidadania, o Turismo, a Sociedade e a Cultura em geral.
Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2018
A comunicação social, a ingenuidade política e os provérbios de sempre

pan-aveiro.jpg

A comunicação social, a ingenuidade política e os provérbios de sempre

“O PAN quer tirar os animais dos provérbios”. Este é um dos tristes recursos do novo jornalismo, uma espécie de esquizofrenia que chama para a capa o contrário daquilo que encontramos no interior.

Rui Medeiros Alvarenga *

“First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win”. Mahatma Gandhi

Diz-se quase tudo sobre o jornalismo que se faz hoje. E tudo o que se possa dizer está amarrado a um dado indesmentível: há seguidores. E havendo público tem de haver oferta.

No início de 2011, o PAN (Pessoas-Animais-Natureza), recém-criado, ansiava por uma relevância que ainda não podia ter. Os dirigentes mais inexperientes pretendiam conquistar a mesma atenção que os partidos políticos que acumulavam quarenta anos de estrada. Cândidos, esperaram sentados que a frescura do seu manifesto político e o novíssimo paradigma de organização da sociedade, assente em grandes causas, fossem suficientes para despertar a atenção dos meios de comunicação social. Cedo perceberam que o PAN atravessaria o deserto; nenhuma notícia, nenhum gesto de reconhecimento.

Mas eis que a 5 de Junho do mesmo ano, o PAN alcançou 57.849 votos nas Eleições Legislativas e surpreendeu o País. Passou então a ter direito à subvenção do Estado, no âmbito da Lei de Financiamento dos Partidos Políticos. Levantado o véu, surgiram as caricaturas e os gracejos, o paternalismo maledicente, as analogias primárias que revelaram desconhecimento grosseiro em relação ao Partido e todo um mundo de insensibilidade e ignorância até então encoberto. Riram-se muito.

Com a eleição de um deputado para a Assembleia da República, em 2015, e o aumento da representação do partido em várias Assembleias Municipais, em 2017, os sorrisos amarelaram, e o PAN começou a ser notado. Deixou de ser uma sombra para começar a incomodar verdadeiramente. A incomodar porque o único deputado eleito do PAN promove, proporcionalmente, mais trabalho do que cada uma das restantes bancadas, porque trouxe para a agenda política matérias que nunca tinham sido discutidas, porque afrontou lóbis e interesses instituídos, porque provou que a sua acção se estendia muito para além da caricatura abjecta com que, injustamente, o caracterizavam. Rir deixou de ser o melhor remédio e começaram os ataques.

Disse o semanário Expresso na sua primeira página: “O PAN quer tirar os animais dos provérbios”. Este é um dos tristes recursos do novo jornalismo, uma espécie de esquizofrenia que chama para a capa o contrário daquilo que encontramos no interior. E ninguém resistiu.

Todas as televisões e comentadores resvalaram para um abuso interpretativo nunca visto, sem manifestarem o menor cuidado com o teor jornalístico, todos encavalitados em uma histeria colectiva, para mostrar indignação por um alegado ataque visceral do PAN aos provérbios de sempre. Se uns não surpreenderam, outros suscitaram-me verdadeiro espanto. Claro que, com um título bombástico como este, ninguém quis saber do que estava escrito na reportagem. Já não era necessário.

A agenda dos detractores ficou cheia, e logo suscitaram um coro de indignação contra um “fascismo do politicamente correcto.” Seguiram-se as televisões que, mesmo com o esclarecimento do partido, continuaram a enfatizar a colagem do PAN à iniciativa da PETA. E daí surgiram os artigos de opinião, os comentários inflamados e os post nas redes sociais, todos a expelirem, mais do que fel, insipiência intelectual.

Porém, no interior, o mesmo jornal aponta num sentido que desconstrói o próprio título: “ONG internacional quer alterar expressões anti animal”. Ora, sabendo que o PAN não é uma ONG, ficou à vista o pontapé nos princípios deontológicos que regulam a nobre actividade do jornalismo.

Daí para a frente a notícia corre na onda da contradição, mas sem constrangimentos de maior, porque continua a presentear o leitor com um dado que, aparentemente, não foi considerado no momento da construção do título: Afinal não é o PAN; é uma ONG. Essa ONG internacional é a People for the Ethical Treatment of Animals (PETA).

E em relação ao PAN, a própria notícia esclarece: “Avançar para qualquer tipo de iniciativa legislativa está fora de causa”. Por conseguinte, resgatando o sentido deontológico do texto, o título deveria ter sido algo do género: “PAN não vai propor fim de provérbios anti animal”. Mas apesar desta revelação, o jornal investe novamente na colocação das acções da PETA nas mãos do PAN, como que a plantar provas na cena do crime, dando para a análise do leitor uma tabela com provérbios e as respectivas alternativas sem “linguagem anti animal”, como “Pegar o Touro pelos cornos” que é substituído por “Pegar uma flor pelos espinhos”, entre outras férteis soluções, omitindo que a autoria é da PETA, e que é possível consultar o exercício na página da organização (https://www.peta.org/features/what-peta-really-stands-for/).

O PAN aceitou o desafio de abordar o tema e acabou por enaltecer, conceptualmente, a pertinência do debate, aliás, que já havia surgido em outras ocasiões e em outros países, especialmente em relação ao primeiro ciclo escolar, algo que, um bom jornalista teria aferido.

No Brasil, várias escolas já abordaram a temática em torno das letras de algumas canções infantis tradicionais, que são parte do folclore brasileiro, incluindo a célebre “Atirei o pau ao gato”. O mesmo debate estendeu-se à literatura, e deu-se especialmente em torno da obra “Caçadas de Pedrinho” (1933), do autor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), que foi várias vezes apontada como detentora de um certo preconceito e estereótipo racial, a partir de referências à personagem negra Tia Nastácia, que encontramos nas estórias do “Sitio do Pica-pau Amarelo”.

Antes disso, já os Estados Unidos discutiram a pertinência de adoptar no programa escolar a obra infanto-juvenil “As aventuras de Huckleberry Finn”, o clássico escrito por Mark Twain e que Ernest Hemingway considerou como o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Este livro chegou mesmo a ser censurado e banido das listas de leitura escolares, não só pelo teor racista de que muitos acusaram o autor, mas por considerarem que a personagem Huck Finn, que não gosta de ir à missa, nem de rezar, nem da escola e ajuda um escravo a fugir, ofende a religiosidade, os valores familiares, a moral e, na altura, a sensibilidade política. E sobre este assunto existem vários posicionamentos, desde os que rejeitam a continuidade destas obras no programa escolar, até aos que defendem que se deve sempre priorizar a boa literatura e as versões originais, e que estas narrativas devem ser devidamente explicadas e historicamente contextualizadas e não subtraídas do cânone.

Por conseguinte, o debate existe há muito tempo, e o PAN não se esconderá dele, porque em uma democracia não existem assuntos proibidos e ninguém pode colocar-se acima da crítica.

Cada um responderá, seguramente, por tudo o que diz e por tudo o que faz. Mas todos ganhamos com o debate e ninguém deveria ver esta reflexão com melindre ou hipocrisia.

O PAN é genuíno e arejado, e não é difícil reconhecer que talvez seja detentor de uma certa ingenuidade, por estar sempre disponível para colaborar em todas as reflexões, mesmo nas mais complexas ou sobre aquelas que nunca ousamos abordar; ingenuidade por nunca sentir a imperativa necessidade de ler nas entrelinhas do canto mais degradado do meio político; ingenuidade por não saber ainda descodificar o real propósito do jornalistazinho sabichão, por não estar refém da dicotomia esquerda/direita, por pensar que cada microfone é segurado por uma integridade inviolável, por defender causas globais e não apenas um lado. Envolto nessa candura política, o partido acede sempre participar em todos os debates, sem medo ou preconceito, nunca antecipando escrutínios sobre o trabalho dos jornalistas que solicitam a sua colaboração.

Talvez seja tempo de aplicar uma postura mais defensiva, uma estratégia mais preventiva em relação à comunicação social em geral, e em particular àqueles jornais e televisões que apenas funcionam como rastilho, mas que não conseguem ir para além da ficção e do murmúrio.

O que esteve sempre em causa não foi a reflexão sobre a iniciativa da PETA ou a posição do PAN sobre o assunto, nem sequer o conteúdo da notícia. Mas apenas um título, um chavão errático e preconceituoso, com o único intuito de descredibilizar o PAN e que gerou um movimento polémico baseado na predisposição que um certo tipo de comunicação social tem para assumir-se como o “Macaquinho de imitação”, que nunca quer saber da lição.

* Membro da Assembleia Municipal de Aveiro eleito pelo PAN.

https://www.noticiasdeaveiro.pt/a-comunicacao-social-a-ingenuidade-politica-e-os-proverbios-de-sempre/?fbclid=IwAR08zbaGXjWYvAvfGQ4L3MnkxCwtLPwyYHozu8vByPUgOCxbkoiJyEuascQ

 

Publicado no Mar Revolto por: Sandra Marques

 



publicado por António Lemos às 16:45
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De António Lemos a 20 de Dezembro de 2018 às 16:51
Esta publicação da Sandra Marques no Mar Revolto, é um dos exemplos de divulgação de notícias falsas (fake news) hoje muito corrente em Portugal, é demonstrativo de mau jornalismo, de um jornalismo politicamente tendencioso que mesmo depois de devidamente desmentido, não se retrata, é o tipo de jornalismo que considero criminoso.
Relativamente ao PCP, o meu partido, é recorrente o ataque deste tipo de jornalismo, com títulos tendenciosos, reportagens televisivas onde se evidenciam frases fora de contexto, notícias falsas para desvirtuar posições políticas e denegrir a imagem do partido.
A questão que se coloca, como acabar com este tipo de jornalismo criminoso?
António de Lemos


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
30


posts recentes

Os povos querem a paz. O ...

A PESCA E A PRESERVAÇÃO D...

João Ferreira, DECLARAÇÃO...

O Legado da Kitty

Em Estado de Emergência, ...

Defender o Rio Sado contr...

Sylvia Earle, a Rainha do...

LUTAR EM TODAS AS FRENTES...

A comunicação social, a i...

EU QUERO O FIM DA CAÇA Á ...

Que Futuro: um progresso ...

Eu estava lá e não esqueç...

Faro de Cabo Ortegal

Visita ao Navio Hospital ...

TENDO O MAR COMO HORIZONT...

Em cascais, PSD, CDS e PS...

PS: UM JOGO NOVO?

VISITA A ESCAROUPIM, UMA ...

PSP de Cascais interrompe...

A Margarida Partiu, a dor...

arquivos

Novembro 2022

Abril 2021

Janeiro 2021

Outubro 2020

Abril 2020

Dezembro 2019

Abril 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Abril 2018

Março 2018

Janeiro 2018

Novembro 2017

Maio 2017

Março 2017

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Julho 2016

Junho 2016

Abril 2016

Janeiro 2016

Novembro 2015

Outubro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Junho 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Abril 2006

Março 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

favoritos

“A FESTA DO AVANTE”, MIGU...

links
blogs SAPO
subscrever feeds