Promovidas pela Universidade de Harvard e apoiadas pela ONU, as Conferências WorldMUN (Model United Nations) pretendem recriar as reuniões da Organização das Nações Unidas e outros importantes organismos internacionais (por exº Conselho Europeu e União Africana).
Os debates realizados neste simulacro de negociação internacional abrangem assuntos actuais problemáticos, e os participantes, estudantes universitários de todo o Mundo, representando os seus próprios países ou outras nações, devem tentar chegar a um consenso e adoptar Resoluções acerca de tais assuntos. Para tanto, devem preparar projectos de resoluções, conceber estratégias, negociar com aliados e adversários.
Há três anos consecutivos que alunos da Universidade Lusíada de Lisboa participam nos Harvard WorldMUN, contudo, pela primeira vez o Centro de Estudos Políticos e de Relações Internacionais da Universidade Lusíada de Lisboa (CEPRI), devidamente apoiado pela direcção da Universidade, coordenou uma equipa de 12 alunos das licenciaturas em Relações Internacionais e Ciência Política, acompanhados por 2 professores na qualidade de Faculty Advisers, ao WorldMUN 2006 que decorreu na Universidade de Pequim, na China, entre os dias 27 e 31 de Março(http://worldmun.org).
Este evento, o maior e mais concorrido dos seus quinze anos de existência (1400 delegados oriundos de 37 países), constituiu uma experiência inigualável, quer do ponto de vista do saber adquirido nos trabalhos, quer pela mais valia cultural obtida através da vivência diária na República Popular da China. Ultrapassadas algumas dificuldades logísticas e burocráticas, a presença da equipa da Lusíada na China acabou por se efectivar e a minha participação neste XV Harvard WordMUN constituiu uma agradável e positiva experiência. Irei concluir dentro de muito pouco tempo a minha licenciatura em Relações Internacionais, pelo que, quando em Outubro do ano passado surgiu a oportunidade de integrar a delegação oficial da Universidade Lusíada ao World MUN 2006 não deixei escapar aquela que, de antemão, sabia ser a minha última oportunidade de participar em tão grandioso evento.
Tendo sido atribuída à equipa da Universidade Lusíada a representação da Republica da Argentina e das Ilhas Salomão, coube-me a nobre missão de representar a Argentina no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Pessoalmente fiquei muito satisfeito pois tenho um interesse particular por questões de segurança internacional, politicas de defesa e armamento. O facto de ter sido delegado da Argentina no Conselho de Segurança não me limitou aos temas em debate neste comité ("Agenda Aberta sobre o Próximo Oriente" e "O Dilema Nuclear") pois, como é óbvio, durante uma semana tive a possibilidade de conviver e conversar com colegas de todo o mundo acerca dos mais variados e importantes assuntos internacionais. Foi extremamente gratificante ver, nesta minha primeira e última participação no WorldMUN, algumas das principais posições e interesses do "meu país" reflectidas na única Resolução aprovada no Conselho de Segurança. Aliás, em todos os fóruns onde estavam presentes, os delegados portugueses foram peças fundamentais no decorrer das sessões, tendo mesmo em alguns casos liderado os procedimentos de elaboração dos vários Working Papers e Draft Resolutions.
A excelente participação na edição deste ano do Harvard WorldMUN ficou atestada com a atribuição de um Diplomacy Award ao meu colega Diogo Noivo, estudante finalista de Ciência Política, que representou a Argentina no Comité de Desarmamento e Segurança Internacional. Esta é a primeira vez que um estudante português consegue um prémio neste evento.
Terminado o WorldMUN 2006, os 12 alunos que integraram a delegação da Universidade Lusíada de Lisboa e os Faculty Advisers Prof. Doutor Vasco Rato e Dr. José Francisco Pavia, são unânimes em fazer uma apreciação muito positiva da participação, esperando ter feito da presença portuguesa neste evento uma prática corrente.
****** Tiago Lemos, (Aluno finalista de Relações Internacionais na Universidade Lusíada de Lisboa)
Arte e Cultura
Blogues Amigos
PINTURA DE INTERIORES E PINTURA DECORATIVA
ANOMT - Associação Nacional de Operadores Marítimo Turísticos
Política e Economia
Sites Internacionais
Ensino e Ciência
ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa
Revista Crítica de Ciências Sociais
CES – Centro de Estudos Sociais, UC
Meteorologia e Mar